A Empresa

Metalúrgica Açoreana

EDUARDO DE FARIA & FILHO, LDA – METALÚRGICA AÇOREANA – é a denominação actual de uma empresa já com longa tradição e experiência no meio Industrial da ilha de S. Miguel. Foi registado com o presente nome em 1982 por Eduardo Faria e o seu filho mais velho Francisco Faria.

Iniciou a sua actividade como latoaria em 1917 pelo pai, Sr. Jaime de Faria e denominava-se então “ Latoaria Açoreana” nome pela qual ainda hoje é popularmente conhecida e designada, na Rua da Misericórdia, 46 em Ponta Delgada, onde ainda hoje existe.

Em 1975 dá-se a inauguração das primeiras instalações nos Arrifes. O forte desenvolvimento industrial e de construção civil conduziu Eduardo faria ao desenvolvimento de novas técnicas, por forma a corresponder às exigências do mercado. A montagem de isolamentos térmicos, a construção das conhecidas “Basculantes Açorianas” foi o trampolim para o crescimento da actividade, líder no mercado em serralharia pesada. Expande-se a outras áreas: requalificação das garrafas de gás, produção e montagem de estruturas metálicas para a construção de pavilhões industriais e comerciais e mais recentemente uma nova empresa nasceu, a MAN S. Miguel, dedicada à comercialização de veículos pesados da marca alemã MAN.

Passados mais de 75 anos sobre a sua fundação (Latoaria Açoreana) constate-se que a Eduardo Faria e Filhos, LDA é uma das mais bem sucedidas e conhecidas empresas PME’s da Região Autónoma dos Açores e a comprová-lo estão inúmeros prémios com que foi galardoada ao logo da sua existência. Em 2009, faleceu Eduardo de Faria, e os seus filhos que o acompanharam na evolução da empresa, vão dar continuidade ao trabalho desenvolvido até aquele momento.